O que aconteceria se os humanos desaparecessem?

quinta-feira, fevereiro 12, 2015

O tema apocalipse sempre despertou a curiosidade humana. O prazer de ver aquele palácio governamental símbolo do poder e do capitalismo ser destruído, não tem preço (vide Independence Day) - e no nosso caso ver o Congresso ou Itamaraty ser explodido iria para os anais da comédia e sadismo.


Através do cinema já vimos a Terra ser destruída infinitas vezes, mas e o depois? O que aconteceria se de repente como num passe de mágica fossemos transformados em pó; em suma, fazendo o desejo de muitas pessoas: de sumir completamente. Obviamente que a ocupação humana está longe de viver em equilíbrio com a natureza que a rodeia, parafraseando Smith de Matrix: somos um vírus. Saímos de um lugar, sugamos os recursos e vamos pra outro lugar. Simples assim. 

Se nós não sumíssemos, a natureza tomaria contra de volta do planta. Se nós não existíssemos, não só a nossa engenharia ruiria, mas muitos dos animais (principalmente domésticos) morreriam de fome. Não faltaram reprises de documentários no History Channel especulando sobre as consequências. Aliás essas podem parecer simplistas, e que tudo que ruiria, apenas seriam nossas conquistas colonizatórias. Verdade. Mas vendo o imenso vazio que a Terra se tornaria, sinceramente eu tenho a ideia de que somos fundamentais para a vida, parte de um ecossistema. Creio que nem a natureza precisa tomar conta de tudo e nem precisamos entrar em conflito com ela. Todos podem viver aqui, apenas é necessário viver harmoniosamente com os recursos que temos.

Veja esse vídeo do pessoal do AsapSCIENCE explicando o que aconteceria se nossa raça desaparecesse.

Legendado.

Postado por André Prado
Estudante de publicidade, formado em nerdices em geral, pós graduado em Netflix, e phD em piadas idiotas. Gasto dinheiro em comida e com livros que não tenho tempo pra ler.

Você pode curtir também

0 comentários